OCUPANDO O LATIFÚNDIO ELETROMAGNÉTICO

Rádio Insurgente: Voz de los Sin Voz e EZLN – dialogando e transmitindo desde las montañas del sureste mexicano

A Revista Rebeldia – principal publicação sobre o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) – divulgou em 2011, em suas edições número 77 e 78, algumas entrevistas que a Rádio Insurgente: Voz de los Sin Voz realizou recentemente com os integrantes do Comitê Clandestino Revolucionário Indígena (CCRI) e das tropas do EZLN.

A principal questão que estava em jogo nessas várias entrevistas foi assim resumida pelos companheiros e companheiras da Rádio Insurgente (pedimos licença para reproduzirmos esse trecho em nossa língua-irmã, de fácil entendimento com um pouco de esforço…):

¿Por qué estás aquí? Podrías estar en tu pueblo sembrando maíz, criando hijos; o podrías estar trabajando en el gobierno como promotor de algo o en cargada de algo; o podrías estar en um partido político buscando cargo en el partido, en el gobierno o en los dos. Entonces, ¿por qué estás aqui en el EZLN?

Os resultados das conversas podem ser conferidos a seguir:

¿Por qué estamos aquí? Primera de varias partes http://revistarebeldia.org/revistas/numero77/02porqueestamos.pdf.

¿Por qué estamos aquí? Segunda partehttp://revistarebeldia.org/revistas/numero78/03porque_estamos_aqui_ii.pdf.

Para maiores informações a respeito do EZLN – seu contexto de surgimento, bem como o desenvolvimento de suas lutas nesses anos todos –, fica como sugestão a leitura do texto Zapatismo: Entre a guerra de palavras e a guerra pela palavra, de autoria de Alex M. Hilsenbeck e publicado no site do Coletivo Passa Palavra: http://passapalavra.info/?p=2677.

Já para saber um pouco mais sobre a Rádio Insurgente e suas atividades, vocês podem acessar – além da página já destacada em hiperlink acima (aquele azulzinho que aparece em algumas palavras…) –, as seguintes sessões do seu site:  ¿Quiénes Somos?; Programas semanales de Onda Corta; Programas Especiales e Programas en FM.

Por fim, fica aí o endereço de algumas imagens da Rádio Insurgente – para que todos possam conferir um pouco de como é o clima das transmissões, reportagens, edições, montagens de antena e tudo mais, dessa radio que segue transmitiendo desde las montañas del sureste mexicano: http://www.radioinsurgente.org/index.php?name=FOTOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*